sábado, 20 de dezembro de 2008

Júpiter e Ganimedes pelo Hubble


Esta bonita imagem de Júpiter e do seu satélite Ganimedes, escondendo-se para trás do planeta, foi anunciada no site do Hubble há uns dias.
Ganimedes completa uma revolução em torno do gigante gasoso a cada sete dias, por isso quem tem acesso a um bom telescópio pode regularmente ver este e outros satélites serem "eclipsados" por Júpiter.
Ganimedes é o maior satélite do Sistema Solar. É até maior que o planeta Mercúrio. Mas em comparação com Júpiter, é quase irrelevante. Na imagem apenas se consegue ver o hemisfério Sul do planeta, onde se encontra a famosa Grande Mancha Vermelha, uma gigantesca tempestade que já dura há séculos (300 anos).
O Hubble é tão poderoso que consegue captar imagens bem definidas da superfície de Ganimedes, além dos espectaculares detalhes da atmosfera joviana.
Este tipo de imagens é muito importante porque com estes eclipses, os cientistas podem estudar a luz que é reflectida pela lua e que passa pela atmosfera do planeta gigante, que contém informações acerca das propriedades da neblina a alta-altitude, por cima do topo das nuvens de Júpiter.
Esta imagem mostra os astros quase em cores reais.

0 comentários:

  © Estilo 'Isolation' modificado por mim - 2008

TOPO